quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Encerramento do ano da Pastoral da Juventude - Grupo Esperança Jovem

É com imensa alegria que encerramos nosso maravilhoso ano de 2011, estando aqui as causas e temas pelos quais mais lutamos, sofremos e sorrimos no decorrer deste ano, e que em 2012 não paremos de gritar em prol da paz no mundo.

“eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”
(Jo 10, 10b)

Pe Gisley
De norte a sul do país, instituições, organismos da Igreja e amigos manifestaram o sentimento de tristeza provocado pelo assassinato do padre Gisley Azevedo Gomes , assessor nacional do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, morto após um assalto, no Distrito Federal.
Um padre que tanto lutou contra o violência aos jovens, e acabou sendo "vítima da violência que tanto combatia".
Vivemos numa sociedade marcada pelo medo, pela dor, pelo sentimento de insegurança, onde a cada ano milhares de jovens são assassinados por outros milhares de jovens em situação semelhantes.
Nós Jovens somos violentados a cada dia, seja física ou moralmente. Somos violentados nos ônibus lotados com Tarifas caras, nas filas de banco e de emprego, somos violentados com a falta de saneamento básico, falta de água encanada, Falta de moradia, falta de assistência médica, Educação sucateada. Somos violentados quando não podemos nos expressar, quando o outro não aceita nossa maneira diferente de ser.
E foi a partir das diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil.que surgiu a ideia do tema da CAMPANHA NACIONAL DA JUVENTUDE: CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS.
A Campanha que tem o objetivo de avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.




Ações concretas:

Eventos preparatórios as atividades da Pastoral da Juventude referente a Campanha:

-Acampamento de Carnaval;
-Fest Jovem;
-DNJ (Dia Nacional da Juventude);
-Romaria Estadual da Juventude;
-Escolas bíblicas.

Subsidio: Encontros preparatórios sobre tema/lema dos eventos diocesanos da pastoral da juventude.

Divulgação: Sites da Campanha que disponibilizam subsídios e informações.

Orkut, e-mail e face, possibilitando a interação com todas as pessoas para conhecerem e aderirem à Campanha.




Finalização
E na contra mão disto tudo, somos seguidores de um Cristo que em Vida lutou contra Todos os tipos de violência (como no caso da mulher adultera), falando em alto e bom som que veio “Para que todos tenham vida e a tenham em abundancia”. Somos chamados por esse Cristo a ser “Fermento e sal na massa”, dando desta forma, gosto diferente ao mundo, mudando nossa realidade de violência e morte.
E é enraizados Neste Cristo, e firmes nesta fé, que finalizamos nosso ano gritando pelo “Chega de Violência e Extermínio de Jovens” da maneira que a Juventude gosta e sabe fazer, que é com cultura e festa.

“Vamos Juntos/as Gritar, Girar o Mundo, Chega de violência e Extermínio de Jovens.”

Pe. Gisley



Oração da campanha contra o extermínio de jovens
Deus da Vida, da beleza, das cores e dos sonhos, ajuda-nos a construir uma sociedade mais justa, amorosa e pacífica, onde possamos viver irmanados e de forma digna e feliz.
Deus Libertador, olha para a juventude brasileira e afasta dela todas as formas de violência, principalmente o extermínio, que derruba tantos jovens cheios de sonhos, projetos e potencialidades.
Pai/Mãe da Juventude, Tu sabes o quanto gostamos de viver, de sonhar, de brincar, de namorar e de fazer tantas coisas boas.
Não permita que roubem de nós esses direitos tão essenciais.
Tira de nós toda indiferença e desesperança.
Que não deixemos de acreditar em nossos sonhos e de organizar as nossas lutas em busca da Civilização do Amor, do Outro Mundo Possível, do Reino de Deus.
Somos teus discípulos e tuas discípulas jovens que, de mãos dadas e com os pés fincados no chão, seguimos em marcha contra a violência e o extermínio de jovens, numa estrada banhada de sangue, que desejamos ver, sempre mais banhada de flores, sonhos e de justiça.
Caminha conosco, Senhor, porque a luta não é fácil e somente em Ti encontraremos força e coragem para não ter medo e nem desistir da marcha.
A vida da juventude está clamando por nossa ação e, como a jovem Maria, dizemos SIM a este chamado e, com cores e jeitos diversos, pintaremos a bandeira da Paz tão desejada por nossos povos.



Amém, axé, awerê, aleluia!








Enviado por: Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário